A ADEPE-MT

A Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (ADEPE-MT) foi criada em 2016 e tem por objetivo produzir informações sobre o aprendizado dos estudantes da rede estadual da Educação Básica. Com base nesses resultados, busca-se a garantia do direito à educação de qualidade dos estudantes, por meio do desenvolvimento e aplicação de ações de intervenção pedagógica na escola e à formação contínua dos profissionais da rede.

O teste da ADEPE-MT, na sua primeira fase, alcançou os estudantes do 2º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Foram avaliados mais de 120.00 estudantes de 469 escolas urbanas de Ensino Regular, 12 escolas de educação do campo e 2 escolas de educação quilombola.

A matriz utilizada para sua elaboração tem como referência as Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso, a análise dos diários de classe das turmas avaliadas, as matrizes curriculares das escolas estaduais, dentre outros instrumentos. Metodologicamente, a elaboração dos itens da ADEPE-MT, aplicação dos testes e divulgação dos resultados está baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A ADEPE-MT é desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação, Investigação e Análise de Dados Educacionais (NAIADE), da SEDUC-MT, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do seu Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).